16 de março de 2012

Prefeitura assina convênio com Cefet e garante novas oportunidades de qualificação profissional em Betim

Mais 35 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Betim terão a oportunidade de conquistar qualificação profissional na área da construção civil. Na tarde desta sexta-feira, 16, a prefeita Maria do Carmo Lara assinou novo convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), para abertura da terceira turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental (Proeja-FIC).
O documento que oficializou a parceria foi assinado pela prefeita maria do Carmo Lara,  juntamente com  secretária municipal de Educação, Sandra  Angélica Castro Gomes, e o diretor   geral Cefet-MG, Márcio Silva Basílio.
“ Ampliar  as oportunidades  de profissionalização  foi um dos nossos compromissos,  que estamos cumprindo, desde que assumimos a Prefeitura, em 2009”, lembrou a prefeita.  Ela acrescentou que todos os cursos de qualificação e profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Betim, ou em parceria com outras iniciativas, atendem a demanda do parque industrial local. Atualmente, cerca de 3.500 alunos estudam, gratuitamente, em cursos técnicos ou de qualificação oferecidos pelo município.
Proeja-FIC – O programa  não é novidade em Betim. Em 2011, duas turmas – totalizando 40 estudantes, incluindo mulheres – conquistaram qualificação profissional na área de armador e pedreiro. Hoje, todos os profissionais qualificados por meio do Proeja-FIC já foram encaminhados apara o mercado de trabalho. Além disso, três alunas  foram aprovadas no curso de Técnico em Edificações (nível médio) do CEFET-MG.
Dessa vez, o Proeja-FIC beneficiará 35 alunos ( 21 mulheres e 14 homens) da EJA, na  Escola Municipal Isaura Coelho, na Região Alterosas. Os alunos além de se qualificarem profissionalmente, recebem mensalmente, durante   todo o curso,  uma bolsa no valor de R$ 1000,00. Além da formação dos alunos,  a formação continuada dos educadores  da rede municipal que atuam na EJA, também fica a cargo  do Cefet. Os educadores da E.M. Isaura Coelho receberão de 80h de formação, como já ocorreu com os profissionais da Escola Maria Cristina.
 
                                    Prefeita Maria do Carmo assina convênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário