23 de janeiro de 2012

SELEÇÃO DE TUTORES CEAD IFMG



Estão abertas as inscrições para Tutor Presencial do CEAD IFMG.
As vagas são oferecidas para o pólo Betim para os seguintes cursos técnicos: Automação Industrial, Controle Ambiental, Edificações e Eletroeletrônica.
Para se inscrever o candidato deverá comparecer no Pólo Betim (Rua Felipe dos Santos, 320 – Centro) entre os dias 18 e 26 de janeiro de 13h às 20h.

Para mais informações: (31)3532.7388/ 35592122/ 35592155 – www.cead.ifmg.edu.br

DIRETORES PASSAM POR TREINAMENTO

20 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO REALIZA TREINAMENTO PARA 350 PROFISSIONAIS DE CRECHES DA PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá a formação de 350 profissionais novatos da rede pública da Educação Infantil, incluindo educadores infantis, coordenadores pedagógicos e auxiliares administrativos. O treinamento ocorrerá na próxima semana – entre os dias 23 e 27- e no dia 30, no auditório  do Centro Administrativo Papa João Paulo II, de 8h às 17h.
Com duração de 48 horas, o treinamento incluirá palestras e debates de assuntos diversos, todos  ligados ao papel da Educação Infantil, que é cuidar e educar. “Vamos tratar desde a concepção de criança, passando por direitos humanos até primeiros socorros”, destaca a coordenadora da Educação Infantil no município, Consuelo Ribeiro.  A inclusão será outro destaque durante a formação, uma vez que os 25 Centros Infantis Municipais (CIM’s) têm hoje mais de 80 alunos com algum tipo de deficiência.
Concurso – Todos os 350 participantes da formação ingressaram na rede municipal em agosto de 2011, por meio do primeiro concurso público realizado pelo município para preenchimento de vagas em cargos da educação infantil.
A Prefeitura de Betim tem investido maciçamente no processo de municipalização da educação infantil.  Em 2009, das 69 creches em funcionamento na cidade, apenas uma pertencia à rede pública de educação infantil e atendia pouco mais de 300 crianças. Atualmente, já são 26 Centros Infantis Municipais (CIMs), que beneficiam cerca de 4.100 mil crianças. Além das 26 municipalizadas, a Prefeitura mantém, integralmente, 47 unidades conveniadas, que atendem mais de 6 mil crianças   de zero a 5 anos, em horários integral ou parcial. Os repasses são feitos por meio da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv).

16 de janeiro de 2012

DIRETORES ELEITOS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS PASSAM POR TREINAMENTO

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a formação de 234 novos gestores que vão dirigir as unidades de ensino municipais de Betim, até dezembro de 2013. Participam do treinamento, diretores, vice-diretores e secretários eleitos pela comunidade escolar no mês de dezembro de 2011 e ainda, gestores da Escola da Gente – programa de formação integral de Betim. Com duração de 24h, o treinamento será realizado no Núcleo de Formação de Servidores (Nufes) e no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, entre 8h e17h.
Segundo a secretária municipal de educação de Betim, Sandra Angélica Castro, esta é a primeira vez que o município oferece treinamento unificado aos gestores. “A formação conjunta de proporcionar um pensamento global sobre o ensino fundamental no município; desde o infantil até o nono ano. Incluindo também os profissionais do programa de formação integral. Atividades do Escola da Gente e  do ensino regular se complementam para termos uma formação integral dos nosso alunos” explica a secretária de Educação.
Durante os três dias de formação, os gestores serão apresentados ao  funcionamento da rede de ensino da Prefeitura,  com destaque para os desafios e possibilidades da gestão escolar ,  sempre com foco na elevação dos índices de aprendizagem. Serão ministradas ainda aulas sobre os temas Educação Integral e Infantil,  Alimentação Escolar,  Bolsa Família e Cesta Escola e Direito da Criança e Adolescente.
Posse - Os diretores,  vices e secretários  eleitos para conduzir  as 65 escolas da rede da Prefeitura de Betim, no biênio 2012/2013,  tomam posse,  nesta sexta-feira, 20. A cerimônia será realizada no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, a partir das 19h.
Eleições diretas – Desde 1993, ano do primeiro mandato da prefeita Maria do Carmo Lara, a escolha dos diretores das escolas municipais passou a envolver a comunidade escolar. A votação, feita por meio de processo democrático envolve pais ou responsáveis, alunos com idade acima de 11 anos e funcionários. Anteriormente, os cargos de direção das instituições de ensino eram ocupados por pessoas indicadas pelos prefeitos. As eleições diretas marcaram uma nova trajetória no ensino municipal de Betim.