16 de janeiro de 2012

DIRETORES ELEITOS PARA ESCOLAS MUNICIPAIS PASSAM POR TREINAMENTO

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a formação de 234 novos gestores que vão dirigir as unidades de ensino municipais de Betim, até dezembro de 2013. Participam do treinamento, diretores, vice-diretores e secretários eleitos pela comunidade escolar no mês de dezembro de 2011 e ainda, gestores da Escola da Gente – programa de formação integral de Betim. Com duração de 24h, o treinamento será realizado no Núcleo de Formação de Servidores (Nufes) e no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, entre 8h e17h.
Segundo a secretária municipal de educação de Betim, Sandra Angélica Castro, esta é a primeira vez que o município oferece treinamento unificado aos gestores. “A formação conjunta de proporcionar um pensamento global sobre o ensino fundamental no município; desde o infantil até o nono ano. Incluindo também os profissionais do programa de formação integral. Atividades do Escola da Gente e  do ensino regular se complementam para termos uma formação integral dos nosso alunos” explica a secretária de Educação.
Durante os três dias de formação, os gestores serão apresentados ao  funcionamento da rede de ensino da Prefeitura,  com destaque para os desafios e possibilidades da gestão escolar ,  sempre com foco na elevação dos índices de aprendizagem. Serão ministradas ainda aulas sobre os temas Educação Integral e Infantil,  Alimentação Escolar,  Bolsa Família e Cesta Escola e Direito da Criança e Adolescente.
Posse - Os diretores,  vices e secretários  eleitos para conduzir  as 65 escolas da rede da Prefeitura de Betim, no biênio 2012/2013,  tomam posse,  nesta sexta-feira, 20. A cerimônia será realizada no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II, a partir das 19h.
Eleições diretas – Desde 1993, ano do primeiro mandato da prefeita Maria do Carmo Lara, a escolha dos diretores das escolas municipais passou a envolver a comunidade escolar. A votação, feita por meio de processo democrático envolve pais ou responsáveis, alunos com idade acima de 11 anos e funcionários. Anteriormente, os cargos de direção das instituições de ensino eram ocupados por pessoas indicadas pelos prefeitos. As eleições diretas marcaram uma nova trajetória no ensino municipal de Betim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário