14 de maio de 2012

Dia do Desafio em Betim - MG














Nossa cidade Betim, estará competindo com a cidade de Macapá no Amapá.

 Vamos vencer este desafio!?

                                        Participe com sua escola!

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Palavras do Diretor Regional

Individualismo, ritmo estressante e sedentarismo são alguns dos males que atingem a vida moderna. Paralelamente, a manutenção da saúde, a prevenção de doenças e a prática de exercícios têm sido amplamente discutidas pela sociedade como elementos fundamentais à conquista de uma vida saudável, tanto física quanto emocionalmente.

Vale, no entanto, perguntar em que medida esses aspectos estão realmente incorporados ao cotidiano das pessoas, sem encontrar-se em um segundo plano na escala diária de prioridades. O Dia do Desafio tem o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos para que insiram a atividade física nesse rol de prioridades, como parte do tempo que cada indivíduo dedica a si mesmo e à sua saúde, em particular.

O Esporte para Todos tem esta capacidade de mobilizar sem, no entanto, deter-se a
modalidades específicas. É uma atividade baseada no associativismo e pensada de forma a oferecer atividades prazerosas, alinhadas com o nível de habilidade e possibilidades individuais.

Com criatividade, a competição entre cidades promovida pelo Dia do Desafio estimula a integração de diferentes segmentos que competem construtivamente, o que pode ser
verificado pelo número de participantes inscritos para as atividades programadas. Em 2011,o evento contou com o envolvimento de 4.023 cidades, de 22 países, atingindo mais de 64 milhões de pessoas.

O SESC de São Paulo coordena as atividades do Dia do Desafio em todo o Continente
Americano, fornecendo ferramentas para a realização do evento de acordo com as
características de cada região. Para o SESC, mais que um desafio, é uma grande satisfação integrar e promover tal evento.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do SESC São Paulo

Palavras da Coordenadora

A forma como desenhamos e construímos nossas comunidades afeta a gênese do indivíduo e da coletividade. Além das decisões sobre design urbano, transporte eficiente e uso coerente do espaço, a concepção de uma comunidade saudável deve levar em conta ações focadas na manutenção da saúde.

Num momento histórico em que dois terços da população mundial vivem em áreas urbanas, caracterizadas por poluição, sedentarismo e isolamento social,as pessoas anseiam por melhorar as condições de vida e criar fórmulas para viver melhor e suprir as deficiências do estilo de vida que lhes é imposto.

O incentivo à atividade física é uma dessas alavancas de aprimoramento, com ações organizadas por prefeituras, empresas, instituições, escolas, clubes e outros grupamentos que assumem os papéis de atores principais desta busca.

O Brasil, na perspectiva dos grandes eventos esportivos internacionais, espera retorno positivo deste investimento sociocultural a médio e longo prazo. Ao desenvolvermos hábitos saudáveis, estamos criando uma sociedade saudável.

Neste sentido, o Dia do Desafio vai além de um experimento de práticas, de um chamamento passageiro. É, sobretudo, uma grande oportunidade de inserir conceitos de cidadania e ressaltar os benefícios de uma vida ativa, a partir de uma disputa entre cidades.

Sem imediatismo, as ações de modificar atitudes e criar hábitos devem ser pautadas por alicerces sólidos, pela visão do todo, pela certeza dos resultados.Nesta caminhada, devemos ter em mente que nosso legado será exatamente aquilo que nos propusermos a fazer hoje. O que realizamos agora influencia diretamente nas respostas futuras.
Maria Luiza Souza Dias
Coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário