28 de maio de 2012

1ª Mostra Literária de 2012 da Biblioteca "Rosa Maria Calheiros Corrêa de Melo do Amaral Franco" de 14/05 a 17/05


A ideia de trabalhar com os alunos para apresentar os livros recebidos da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), 38 livros de literatura / FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e PNBE 2012 (Programa Nacional Biblioteca da Escola - 3 kits literários) foi montagem de uma feira de livros com hora de história para retomar o conceito de meditação de leitura.
A literatura é importante, pois enriquece o vocabulário, facilita a expressão e articulação, desenvolve a criatividade, alarga os horizontes, amplia as experiências, cultiva a sensibilidade e a imaginação, familiariza as crianças com livros e histórias. O prazer da leitura é individual e intransferível. O livro deve ser apresentado de forma casual, como se fosse um velho amigo que retorna de viagem, com a bagagem cheia de histórias para nos contar e, se elas forem interessantes, nesse momento nasce um leitor.
De acordo com essa visão, a Escola Municipal Sebastiana Diniz Mattos Cardoso desenvolve alguns Projetos Literários e estes livros apresentados serão utilizados para complementar o acervo já existente na biblioteca Rosa Maria Calheiros Corrêa de Melo do Amaral Franco.
Projetos literários aproximam as crianças da literatura, descortinando-lhes um mundo de prazer, onde o saber também é permitido:

¯ Sacolas literárias em sala de aula:
As professoras criam sacolas literárias que os alunos levam para casa. Depois é feito um trabalho dentro da sala de acordo com o livro que foi lido.
¯  Empréstimo literário na biblioteca:
Os alunos têm liberdade para escolher o que quer ler e levar para casa. O envolvimento da família contribui também para o interesse desses alunos pela leitura.

¯ Cantinho da leitura no recreio:
A biblioteca leva semanalmente livros e gibis. A alegria fica estampada em seus rostos. Estabelece um elo leitor / livro.

¯  Hora de história na biblioteca:
Este momento é importante para divulgação de um livro novo e desperta a vontade de ler.

¯ Momento de leitura na biblioteca:
Todas as turmas têm um horário por semana. Mesmo o aluno que não sabe ler aprende a gostar do livro pelas ilustrações expostas. Em seguida ele vai querer saber como se juntam letras e se formam as palavras. Esse contato leitor / livro gera interesse e vontade de ler.


A Mostra Literária aconteceu no 1º e 2º turnos. No 1º turno a história Chapeuzinho Vermelho uma aventura borbulhante foi contada pela bibliotecária Lourdes.
Depois de ouvir a história os alunos tiveram tempo para visitar, folhear alguns livros e possivelmente escolher o livro que iriam levar na semana seguinte.
No 2º turno foi contada a história: Junta, separa e guarda pela bibliotecária Heloisa, também com tempo para visitação.
Assim todas as turmas apreciaram a Mostra e ficaram encantados com os novos livros que desde já podem ser disponibilizados para leitura ou empréstimo.
Todo esse trabalho foi possível com a colaboração da professora Delma que contribui com suas ideias no 1º e 2º turnos. Com interação conseguimos colocá-lo em prática, ampliar as oportunidades de leitura e escrita e fazer com que os alunos se apropriem ludicamente desses conhecimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário