15 de dezembro de 2011

COMUNIDADE ESCOLHE NOVOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE BETIM

Clique na imagem para abrir o edital
As eleições para escolha de novos diretores, vices e tesoureiros para o biênio 2012/2013 vai movimentar 65 escolas da Prefeitura de Betim, nesta quinta-feira, 15/12, das 8h às 20h. Inscreveram-se para a disputa 74 chapas, totalizando 239 candidatos. O resultado da votação será conhecido no mesmo dia, por volta das 23h.
Podem votar pais e mães ou responsáveis, alunos, a partir de 11 anos, servidores efetivos e também aqueles contratados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), que tenham iniciado as atividades na escola até 3 de agosto deste ano. Têm direito a voto ainda os gestores e monitores das unidades do programa Escola da Gente, profissionais e estudantes do ProJovem Urbano, e estagiários   do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craei).
Para se eleger, a chapa precisa, no mínimo, de 50% mais um voto de 30 % do colégio eleitoral. Caso a escola não atinja 30% do colégio eleitoral, terá segundo turno no sábado, 17/12, das 8h às 18h. Se nem assim a unidade conseguir quorum, a direção será indicada pela Secretaria Municipal de Educação, conforme estabelecido em edital. A novidade desta eleição é a inclusão do cargo de tesoureiro na chapa. "Nada mais coerente, pois afinal tesoureiro é um cargo de confiança da direção da escola. Tesoureiro e diretor assinam o mesmo cheque", lembra Mônica da Conceição Gomes, integrante da Comissão Organizadora Central do Processo Eleitoral. 
Eleições diretas - Desde 1993, a escolha dos diretores das escolas municipais passou a envolver a comunidade escolar. Até então, os cargos de direção das instituições de ensino eram ocupados por pessoas indicadas pelos prefeitos. As eleições diretas marcaram uma nova trajetória no ensino municipal de Betim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário