24 de novembro de 2011

PROJETO KÁSSIO - Todos juntos contra a violência nas escolas

Os conselhos municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente de Betim lançaram nesta quarta, 23, o Projeto Kássio – Protocolo de enfrentamento aos casos de infrequência, indisciplina, bullying e infração escolar  para rede de ensino das escolas da Prefeitura.
O Protocolo Kássio está sendo construído de forma articulada com todos os órgãos da rede de proteção de crianças e adolescentes. Isso inclui conselhos tutelares, Promotoria e Juizado da Infância e Juventude, secretarias de Assistência Social e Saúde, programas Bolsa Família e Cesta Escola, órgãos de Segurança Pública, gestores das escolas municipais e Conselho Municipal de Saúde, entre outros.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Fabiana Vilas Boas, o princípio é a organização dos fluxos de atendimento nesses equipamentos da rede de proteção. “Acreditamos que, a partir da proteção e prevenção, é possível reduzir os fenômenos de indisciplina e violência no espaço escolar. Por isso, é impossível trabalharmos de forma isolada”, destaca. Segundo ela, o comportamento dos alunos, na maioria das vezes, é consequência da violação de seus direitos e exposição deles à situações de vulnerabilidade e risco social.
A proposta do Protocolo Kássio é idealizada no Projeto Jandira, do Ministério Público de Minas Gerais, que visa a reinserção de alunos evadidos ou com infrenquência escolar.  O nome do projeto é uma homenagem ao professor Kássio Castro Gomes, morador de Betim, que em dezembro do ano passado, foi morto por um aluno, na faculdade onde trabalhava em Belo Horizonte.

Texto fielmente copiado do blog da Prefeitura Municipal de Betim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário