20 de setembro de 2011

Betim lança Projeto Passagem para garantir transição eficiente entre educação infantil e educação fundamental

Por Cristina Proença

Betim quer minimizar o impacto na vida escolar de crianças de cinco e seis anos, que estão prestes a ingressar no Ensino Fundamental. Nessa sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou o projeto Passagem - “Educação Infantil e Ensino Fundamental: relações necessárias”. O evento reuniu cerca de 500 educadores de turmas de cinco e seis anos no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II.
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vanessa Neves, foi uma das palestrantes do encontro. Pesquisadora sobre o assunto, ela  defende  a  conciliação das atividades  lúdicas   com a alfabetização , de zero até os 10 anos de idade. “Não pode haver essa dicotomia entre brincadeiras e alfabetização.  Temos que aproveitar  a fantasia  que permeia  o imaginário  infantil, para  ampliar as aprendizagens”,  destaca.
Desde 2006, quando o ensino fundamental foi ampliado para  nove anos de duração, esta é  a primeira vez que Betim promove uma discussão pública sobre  o ingresso dos alunos no primeiro ano.   Uma série de  atividades  de interação entre educadores de turmas de 5 e 6 anos está prevista para ocorrer até  o dia  nove de dezembro.
Pelo cadastro escolar, em 2012, as 64 escolas da Prefeitura de Betim devem receber cerca de  4 mil novos alunos no primeiro ano  do ensino fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário