29 de março de 2012

Kits Escolares chegam às escolas de Betim

Cerca de 60 mil alunos das 140 escolas da rede serão beneficiados com materiais escolares


As escolas municipais da Prefeitura de Betim estão recebendo o Kit Escolar 2012. Para contemplar as diferentes faixas etárias e ciclos escolares, foram preparadas cinco versões de kits, uma para cada um dos três ciclos do ensino fundamental, outro para a educação infantil e outro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão realizando a distribuição dos kits em todas as unidades educacionais da rede municipal.

O kit escolar, que contém cadernos, cola, apontador, lápis preto, lápis de cor, borrachas, giz de cera, régua, tesoura e canetas esferográficas teve um investimento da Prefeitura de cerca de R$1,7 milhão.
 
Para a prefeita Maria do Carmo Lara, o kit escolar tem o material pedagógico necessário para todos os estudantes. "É um kit adequado a cada faixa de idade.   A Prefeitura de Betim vem mais um ano garantir condições iguais para todos os alunos da rede municipal de ensino. Esta é mais uma ação importante que desenvolvemos de investimento na educação e no cuidado daqueles que mais precisam", avalia a prefeita.

Alunos da Escola Municipal Bairro São Cristóvão

16 de março de 2012

Prefeitura assina convênio com Cefet e garante novas oportunidades de qualificação profissional em Betim

Mais 35 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Betim terão a oportunidade de conquistar qualificação profissional na área da construção civil. Na tarde desta sexta-feira, 16, a prefeita Maria do Carmo Lara assinou novo convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), para abertura da terceira turma do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental (Proeja-FIC).
O documento que oficializou a parceria foi assinado pela prefeita maria do Carmo Lara,  juntamente com  secretária municipal de Educação, Sandra  Angélica Castro Gomes, e o diretor   geral Cefet-MG, Márcio Silva Basílio.
“ Ampliar  as oportunidades  de profissionalização  foi um dos nossos compromissos,  que estamos cumprindo, desde que assumimos a Prefeitura, em 2009”, lembrou a prefeita.  Ela acrescentou que todos os cursos de qualificação e profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Betim, ou em parceria com outras iniciativas, atendem a demanda do parque industrial local. Atualmente, cerca de 3.500 alunos estudam, gratuitamente, em cursos técnicos ou de qualificação oferecidos pelo município.
Proeja-FIC – O programa  não é novidade em Betim. Em 2011, duas turmas – totalizando 40 estudantes, incluindo mulheres – conquistaram qualificação profissional na área de armador e pedreiro. Hoje, todos os profissionais qualificados por meio do Proeja-FIC já foram encaminhados apara o mercado de trabalho. Além disso, três alunas  foram aprovadas no curso de Técnico em Edificações (nível médio) do CEFET-MG.
Dessa vez, o Proeja-FIC beneficiará 35 alunos ( 21 mulheres e 14 homens) da EJA, na  Escola Municipal Isaura Coelho, na Região Alterosas. Os alunos além de se qualificarem profissionalmente, recebem mensalmente, durante   todo o curso,  uma bolsa no valor de R$ 1000,00. Além da formação dos alunos,  a formação continuada dos educadores  da rede municipal que atuam na EJA, também fica a cargo  do Cefet. Os educadores da E.M. Isaura Coelho receberão de 80h de formação, como já ocorreu com os profissionais da Escola Maria Cristina.
 
                                    Prefeita Maria do Carmo assina convênio

Penúltima etapa do III Comida de Escola mobiliza a rede municipal de ensino

O III Concurso Comida de Escola movimenta desde o último dia 6 as cantinas de 16 creches e escolas da rede municipal de ensino de Betim. Depois de terem suas receitas classificadas na primeira fase, 22 cozinheiros e cozinheiras participam agora das semifinais, que se estenderão até o próximo dia 28.
 
Nessa etapa, a penúltima da competição, a comissão julgadora está visitando as unidades escolares para acompanhar, de perto, o preparo das receitas. Durante a visita, os cozinheiros também são avaliados pela higiene pessoal, limpeza do ambiente e dos alimentos, pela harmonia do sabor, fidelidade à receita escrita e a aceitação do prato pelo público-alvo principal, no caso, os alunos.
 
Os vencedores dessa fase avançarão à fase final do concurso, marcado para o próximo dia 15 de abril, no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, a partir das 8 horas, dentro da programação do "Domingo no Parque", evento realizado pela Funarbe.  Representantes do público, juntamente com integrantes da comissão julgadora e convidados da Divisão de Alimentação Escolar (DAE), decidirão os grandes vencedores.
 
A comissão julgadora terá a responsabilidade de escolher seis pratos: três receitas na categoria creche e três na categoria escola. O voto do público elegerá um grande vencedor para a categoria creche e outro para a categoria escola. A novidade no júri, nesta edição do Concurso Comida de Escola, é a presença de três representantes da sociedade civil.
 
A comissão julgadora será formada por dois membros do Conselho de Alimentação Escolar, quatro representantes da equipe técnica da DAE, composto por nutricionistas e o chefe de setor; três representantes da Secretaria de Educação, oriundos das áreas de Educação Infantil, Divisão Pedagógica e Comunicação; quatro representantes da área escolar, sendo dois professores da rede e dois alunos da rede acima de 11 anos; dois representantes da Apromiv e, por fim, três representantes da Sociedade Civil.
 
A degustação dos pratos finalistas está prevista para ocorrer entre 11 e 12 horas. Assim, mais uma vez, a exemplo das edições de 2010 e 2011, o público terá oportunidade de conhecer e saborear o que é servido no dia a dia das cantinas nas escolas de Betim.

13 de março de 2012

Alunos Brilhantes

Os alunos da E. M. TITO FLAVIUS LIMA ANDRADE  estão de Parabéns.
  • Guilherme Henrique da Rocha Álvares aprovado no CEFET–MG
  • Lucas Gustavo Dias Martins no COLTEC e CEFET-MG.
   
  E Parabéns aos professores pelo trabalho.

Entre marchinhas e conhecimento...

Foi sob essa perspectiva, de aliar a temática do Carnaval à produção de conhecimento, que a Escola Maria Elena organizou uma bela e bem organizada festa, no último dia 18.  As professoras Paola, Lúcia e Simone (de Educação Física e Artes, respectivamente), que estiveram à frente da organização, puderam contar com o apoio da Direção e do grupo de professores que não mediram esforços para tornar a festa o sucesso que foi.
Os alunos participaram de oficinas que trataram de temas como sexualidade, leitura e interpretação de marchinhas de carnaval, confecção de máscaras, jogos de xadrez, além daquelas que analisavam o carnaval numa perspectiva histórica.
Para entrar no clima, os estudantes que desejaram, assim como seus professores, foram a caráter, “desfilando” criatividade e bom humor.
Após 02 horas de trabalho nas oficinas e de um saboroso lanche,  houve um significativo momento de confraternização na quadra da escola, seguido pelo concurso de “melhor fantasia”.
O evento que teve, ainda,  a participação de alguns pais, mostra-nos que a educação e o conhecimento são muito mais dinâmicos que apenas uma sala de aula. Ao se levar  uma festa popular para dentro da escola, abrem-se inúmeras possibilidades de se discutir e problematizar vários aspectos em torno, inclusive, do próprio evento temático.