21 de dezembro de 2011

SOLENIDADE DE FORMATURA DO PROERD


Dia 14 de dezembro foi realizada a solenidade de formatura do  PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas - a 174ª Cia Esp PM, comandada pelo Major Emerson Gomes Campos, com seus dois instrutores, Sargento Miranda e Cabo Roberto, formaram mil alunos oriundos de onze escolas públicas, estaduais e municipais, da região de Vianópolis, Citrolândia e Centro de Betim.

O evento contou com a presença da Prefeita Maria do Carmo Lara, da Deputada Estadual Maria Tereza Lara, pais e responsáveis.
A solenidade foi abrilhantada com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, pela Banda da Polícia Militar e pela entrada triunfante do mascote PROERD através da técnica de tirolesa.
Em Betim, o 33º BPM, comandada pelo Ten Cel Jacinto de Oliveira Neto, possui quatro instrutores, o 3º Sargento Miranda, o Cabo Roberto, o Soldado Krepke e o Soldado Alaíce, atuamdo em regiões diferentes na cidade. Este ano o Batalhão de Betim chegou a formar 5000 alunos, somente na quarta-feira dia 14/12/2011 foram mil crianças do currículo 5º Ano.

A SEMED parabeniza a POLÍCIA MILITAR, ao Cabo Roberto e demais instrutores do projeto, as escolas que aderiram ao PROERD, aos alunos e aos pais!

19 de dezembro de 2011

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR KÁSSIO CASTRO GOMES

CORAL DA E. M. GEFERSON VENTURA APRESENTA NA SEMED

O Coral da Escola Municipal Geferson Ventura apresentou na manhã desta segunda feira, 19 de dezembro, músicas natalinas na Secretaria Municipal de Educação. A apresentação aconteceu no Setor Pedagógico e foi acompanhada por funcionários de vários setores da SEMED.


15 de dezembro de 2011

COMUNIDADE ESCOLHE NOVOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE BETIM

Clique na imagem para abrir o edital
As eleições para escolha de novos diretores, vices e tesoureiros para o biênio 2012/2013 vai movimentar 65 escolas da Prefeitura de Betim, nesta quinta-feira, 15/12, das 8h às 20h. Inscreveram-se para a disputa 74 chapas, totalizando 239 candidatos. O resultado da votação será conhecido no mesmo dia, por volta das 23h.
Podem votar pais e mães ou responsáveis, alunos, a partir de 11 anos, servidores efetivos e também aqueles contratados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), que tenham iniciado as atividades na escola até 3 de agosto deste ano. Têm direito a voto ainda os gestores e monitores das unidades do programa Escola da Gente, profissionais e estudantes do ProJovem Urbano, e estagiários   do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craei).
Para se eleger, a chapa precisa, no mínimo, de 50% mais um voto de 30 % do colégio eleitoral. Caso a escola não atinja 30% do colégio eleitoral, terá segundo turno no sábado, 17/12, das 8h às 18h. Se nem assim a unidade conseguir quorum, a direção será indicada pela Secretaria Municipal de Educação, conforme estabelecido em edital. A novidade desta eleição é a inclusão do cargo de tesoureiro na chapa. "Nada mais coerente, pois afinal tesoureiro é um cargo de confiança da direção da escola. Tesoureiro e diretor assinam o mesmo cheque", lembra Mônica da Conceição Gomes, integrante da Comissão Organizadora Central do Processo Eleitoral. 
Eleições diretas - Desde 1993, a escolha dos diretores das escolas municipais passou a envolver a comunidade escolar. Até então, os cargos de direção das instituições de ensino eram ocupados por pessoas indicadas pelos prefeitos. As eleições diretas marcaram uma nova trajetória no ensino municipal de Betim 

12 de dezembro de 2011

FOTOS DA INAUGURAÇÃO DA E. M. GILBERTO ALVES DA SILVA

ALUNOS DE BETIM SE TORNAM PEQUENOS ESCRITORES

Projeto envolve cerca de mil alunos, de 9 e 10 anos, de 25 escolas da Prefeitura


Neste final de ano, cerca de mil alunos, de 9 e 10 anos,   de   25 escolas da rede municipal de ensino de Betim, vão viver   a experiência de se tornarem   escritores   reconhecidos, com direito a   manhã e tarde de autógrafos. Eles escreveram, individualmente, histórias que serão publicadas em   livros. A iniciativa integra o projeto "Pequeno Escritor", desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Editora Edelbra, dentro do Programa de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação.
O momento de fama para 120 alunos da Escola Municipal João Batista Machado de Brito, no bairro Dom Bosco, Região Alterosas, será neste sábado, 10/12, entre 9h e 12h, na quadra esportiva da unidade. Já para os estudantes das demais escolas, o lançamento de suas obras literárias será na próxima quarta-feira, 14/12, grande dia de autógrafos no auditório do Centro Administrativo Papa João Paulo II.
A solenidade terá início as 8h e se estenderá até as 17h. "Estamos curiosos para ver o livro pronto. É muito legal saber que vamos ter um livro com nossos nomes como autores e que vamos poder dizer para as nossas famílias que fomos nós que fizemos", comemora a pequena Isabella Moreira de Pinho, de 9 anos. Ela é aluna da Escola Municipal Adelina Gonçalves Campos, na Vila Recreio, Região Teresópolis.
O título e as ilustrações das obras literárias foram iguais para todos os mil alunos, mas cada um escreveu seu texto, de acordo com a imaginação e criatividade. "O tema trabalhado foi a diversidade. Além de incentivar a leitura e a escrita, o projeto foi mais uma oportunidade de trabalhar o respeito aos colegas", explica a professora Áurea Oliveira, responsável pelo projeto desenvolvido com 25 alunos da E. M Adelina Gonçalves Campos. 
 

9 de dezembro de 2011

CORAL DO PROJETO ESCOLA DA GENTE CANTA NO SHOPPING

Hoje, 9 de dezembro, na hora do almoço os alunos das Escolas Municipais Israel José Carlos e Sebastiana Diniz cantaram e encantaram na praça de alimentação do Betim Shopping. O coral, formado por 30 alunos, que participam do Programa Escola da Gente cantou músicas regionais e de natal. As apresentações acontecem até o dia 14 em vários locais de Betim.
Confira a programação no site do Programa Escola da Gente:

ALTEROSAS 2ª SEÇÃO GANHA NOVA ESCOLA NESTE SÁBADO


A Prefeitura de Betim inaugura, neste sábado, 10/12, às 20h, a Escola Municipal Gilberto Alves da Silva, no bairro Alterosas 2ª Seção, uma das quatro unidades de ensino fundamental construída nesta administração. A inauguração, com a presença da prefeita Maria do Carmo Lara, integra o pacote de 40 obras que está sendo entregue à população neste final de ano, na comemoração dos 73 anos da cidade.
Com capacidade para atender 900 crianças, de seis a 10 anos, a nova escola vai beneficiar, principalmente, a população dos bairros Niterói, Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora de Fátima. A Prefeitura investiu cerca de R$ 4,5 milhões para a construção do novo prédio escolar, que tem 15 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, sala multimeios, auditório, cozinha, cantina e quadra coberta.
A Escola Municipal Gilberto Alves é a terceira a ser entregue à população de Betim, entre as quatro unidades construídas desde   2009. A quarta será entregue no próximo dia 16, quando a Prefeitura inaugurará a Escola Municipal Professor Kássio Vínícius Castro Gomes, no Conjunto Celso Pedrosa, na região Imbiruçu.
Ampliação - Outras duas escolas foram inauguradas pela Prefeitura na região Alterosas: a E.M. João Batista Machado de Brito, no bairro Dom Bosco; e a E.M. Sebastião Ferreira de Oliveira, no bairro Parque das Indústrias. Também as escolas municipais José Salustiano Lara, no Bandeirinhas, região Centro, e Jorge Afonso Defensor, no Marimbá, região de Vianópolis, foram ampliadas com a construção sete novas salas de aula em cada, possibilitando a criação de mais de 420 vagas.
A rede municipal de educação da Prefeitura de Betim tem 65 escolas de ensino fundamental, que atendem cerca de 43 mil alunos do 1º ao 4º ciclo.  

5 de dezembro de 2011

Mostra apresenta cursos profissionalizantes em Betim

Já pensou em fazer um curso profissionalizante?
Aproveite, as inscrições para 570 vagas continuam abertas.

Clique aqui e faça sua inscrição

1 de dezembro de 2011

REUNIÃO DE DIRETORES

Aconteceu no último dia 30, no Clube Atlético Rodoviário, a última Reunião de Diretores da Rede Municipal.
Na abertura, o Coral de Crianças composta por alunos das Escolas Clóvis Salgado, Desembargador Souza Lima e Sebastião Ferreira e regência da Professora Jeane, apresentaram uma linda música de Natal.
Após a fala da Secretária Municipal de Educação, Sandra Angélica, alunos da Escola Municipal Adelina Gonçalves Campos, apresentaram a peça de teatro "O menino que parou o trem", adaptação do texto de Fernando Sabino "O grande mentecapto".
Após a reunião foi realizada uma dinâmica (Grande abraço) com a participação de todos.



Clique na imagem para ampliar